São Luís | Maranhão
 
   


Glaucio Ericeira
 



TJ recebe denúncia contra prefeito “Mão de Ouro”
Câmara dará a palavra final sobre o “impasse dos suplentes”
Péssima notícia para Chiquinho Escórcio: Câmara continuará empossando suplentes das coligações
Pedófilos são mantidos reféns em Pinheiro
Deputados do PR divulgam nota de apoio ao governo Roseana
Eleitor que faltou aos três últimos pleitos pode ter título cancelado
Com mais de R$ 8 mi, Zé Vieira é o 24 º parlamentar mais rico de Brasília
TJ/Ma condena Natura e Bom Preço a indenizarem consumidores
Máfia em família: PF no encalço do prefeito Nenzim, de Barra do Corda
TCE desaprova contas de Dr. Miltinho, ex-prefeito de Barreirinhas
“A derrota não seria minha, seria do Ricardo”, afirmou José Mário
O assunto da vez, agora, é a eleição da FAMEM
EMA confirma o que o blog disse: Mesa Diretora apóia governo Roseana
Algumas reflexões sobre a eleição da Assembleia
“Serei o presidente de todos os deputados”, afirma Arnaldo Melo
Arnaldo Melo é o novo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão
Deputados estaduais tomam posse. Eleição para Mesa Diretora acontece às 11h30
Os erros de Ricardo Murad
Casa Civil comandará processo de metropolização da Grande Ilha
Eleição na AL: Manoel Ribeiro quer disputar presidência com Murad


Páginas: 1  2  3  >>  >>|

  Resultados: 1 a 20 de 150 Páginas

04/02/2011
Eleitor que faltou aos três últimos pleitos pode ter título cancelado

Foi publicada ontem, no Diário da Justiça Eletrônico, a Resolução nº 23.334 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estabelece prazos para execução do cancelamento de inscrições e regularização da situação dos eleitores que não votaram e nem justificaram a ausência nos três últimos pleitos. Tais eleitores têm até o próximo dia 14 de abril para regularizar sua situação, sob pena de cancelamento do título eleitoral.


A partir do dia 9 de fevereiro, os interessados poderão consultar os nomes e números de inscrição dos eleitores identificados como faltosos às três últimas eleições, por meio de listagem a ser afixada nos cartórios eleitorais.


Para efeito de cancelamento, serão consideradas as ausências às eleições gerais e municipais com data fixada pela Constituição Federal, além dos pleitos suplementares determinados pelos tribunais regionais eleitorais. Conforme a Resolução, não serão computadas as eleições que tiverem sido anuladas por determinação da Justiça.


Os eleitores que detém a prerrogativa constitucional do voto facultativo não precisam se submeter às regras. São eles: os analfabetos, os que à época da eleição tinham entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos. Também não estão sujeitos ao cancelamento os títulos dos eleitores portadores de deficiência "que torne impossível ou extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais".

Quem não votou nem justificou o voto nas três últimas eleições deve procurar o cartório eleitoral, a partir do dia 14 de fevereiro e até o dia 14 de abril de 2011, para regularizar sua situação. Na próxima quarta-feira (9), estarão disponíveis as relações contendo os nomes e os números de inscrição dos eleitores identificados como faltosos nos três últimos pleitos.


O dia 2 de maio marca o início do cancelamento dos títulos dos eleitores que não ajustaram sua situação. No dia 6 do mesmo mês, estarão disponíveis as relações contendo os nomes e os números de inscrição dos eleitores faltosos nas três últimas eleições.


Além do pagamento da multa e da possibilidade de ter a inscrição eleitoral cancelada, a não apresentação da justificativa dentro do prazo acarretará uma série de impedimentos ao eleitor, inclusive para obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.


A falta de justificativa também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.


glaucioportela@yahoo.com.br

 
 
Páginas:
Resultados: 1 to 0 de 0